sexta-feira, 10 de abril de 2009

O que o tênis quer de mim??





Há seis meses comecei a ter aulas de tênis. Quem me conhece sabe que sou atleta de televisão, portanto entrar numa quadra é um tipo de coisa impensável e fora de propósito. Porém, a insistência do Enio e alguns resultados malucos de um hemograma me fizeram ceder e tentar amenizar um sedentarismo total e absoluto.

Bastaram algumas aulas para que o monstro da preguiça e da falta de jeito desse lugar a inclusão de uma nova rotina na minha vida.

O calendário corria e lá estava eu toda terça e toda quinta-feira, pronto para mais uma aulinha. Bom, com o tempo, mesmo totalmente desengonçado, o Cassiano, o professor, reservava os últimos 15 minutos da aula para uma disputa de games, este mini jogo é o grande momento da aula e é também a hora em que me pergunto... O que o Tênis quer comigo?

No momento deste mini-jogo acontecem coisas inimagináveis. Você está sozinho de um lado da quadra que parece ter dobrado de tamanho e então fica bem claro que a única coisa que aprendi neste esporte é que o tênis não admite meio termo e não pode ser usado para extravasar angústias e dúvidas. Este esporte solitário e egoísta não aceita ser muleta para suas aflições.
Já tive dias "pesados" no trabalho, cheio de problemas e pensei "Tudo bem, hoje é dia de aula e vou exorcizar os problemas na quadra"...engano gigante, deu tudo errado...erros bobos e frustrações.

Em um outro momento, animado e inspirado por um dia feliz ou uma noite perfeita pensava "nada vai me segurar hoje, tô me sentindo bem". Fazia uma aula ótima o que reforçava minhas expectativas, mas na hora do jogo.......tudo ia por água abaixo.......tudo errado, mais erros, mais vacilos.

E assim segue, dias normais sem problemas ou nada de especial para comemorar ou relembrar. Nada feito, tudo errado de novo na hora do jogo.

Essa maluquice de tentar se entender usando um esporte é frustrante, mas ao mesmo tempo , é o que me instiga a continuar. Muitos falam que por não ser um esporte coletivo, o tênis requer muito controle mental...e físico. Pra mim é um pouco mais, vc tem que vencer seus demônios interiores e ainda por cima jogar bem para vencer o seu adversário. Duas vitórias de uma vez!!??.

Quero descobrir o que o tênis quer mim...por que em questão de minutos eu acerto e no instante seguinte cometo erros grosseiros? A resposta não está ligada apenas por eu ser um iniciante que está há apenas seis meses praticando. Não é isso!! Quero continuar me frustando com o tênis porque está sendo saudável tentar descobrir onde eu erro comigo mesmo. Falta de foco, de concentração, falta de coragem, falta de falar ou de me declarar? Tô adorando ficar encanado por causa disso, principalmente porque não penso nestas frustrações apenas durante as aulas ou logo que elas acabam. As dores nos braços, joelhos, pernas não me deixam esquecer....e ficam gritando para eu não desistir de me conhecer mais e melhor. Acho que Freud jogava tênis!!


Foto: Fui clicado pela Júlia, fizemos uma super bagunça (as outras fotos estão hilárias e, logicamente muito bem guardadas hehehe)

Um comentário:

  1. Querido Biju, seis meses???????????????????????
    Tudo isso???????????????????????
    Como vc tem coragem de dizer que você é um iniciante?? Você é um SUPER veterano do tenis!
    É por "mais" isso que eu me orgulho muito de você!!!
    Quem te conhece não só sabe que vc é um atleta de televisão, como sabe também que você não pratica nenhum esporte por mais de 3 dias (lembra do Tai chi?).
    É isso aí amiguinho... Beijos
    Patilu

    ResponderExcluir