quinta-feira, 16 de abril de 2009

Pizzoferrato

querência
• sf (cast querencia) Reg (Sul)
Lugar onde um animal nasceu e se criou, ou onde se acostumou a viver, e ao qual procura sempre voltar quando afastado. Por extensão, usa-se com referência a pessoas, sendo, neste caso, sinônimo de pagos.
Amor, paixão. Var: querença.

A definição de querência, este regionalismo gaúcho, está nos dicionários. Mas, como explicar esta minha vontade de "voltar" a um lugar que eu nunca estive antes?
A atração por Pizzoferrato, terra dos meus avós Fabiano e Domenica e de meus tios Donato, Quintina e Adamo, é inexplicável, mas vem ficando mais forte a cada ano. Talvez, seja porque meu pai tenha sido o primeiro dos oito irmãos a nascer no Brasil, e apenas me contou o pouco que sabia sobre este vilarejo "só de ouvir falar". Outra razão é a eterna busca por nossas raízes que, com o passar dos anos fica cada vez mais acentuada. O fato é que algo me puxa para Pizzoferrato, este simpático vilarejo italiano, com impressionantes 1.200 habitantes que moram a 1.300 metros de altitude (bem parecido com Campos do Jordão, cidade escolhida pelos Fiorentini Pasquarelli no Brasil).
Bom, mas se o encantamento pelo vilarejo misteriosamente já existia, ele só aumentou depois que comecei a buscar mais informações sobre a terra dos meus "ancestrais" paternos.
Eis um comentário de uma turista blogueira sobre Pizzoferrato:

"A placa na entrada da cidade diz que Pizzoferrato é uma localidade "cosmoteândrica". Segundo a doutrina do Cosmoteandrismo, todo ser tem uma dimensão de consciência, de liberdade e de materialidade. Assim, as três dimensões - humana, divina e cósmica - são inseparáveis. (!!!). Nosso passeio durou um dia só. Passeamos pelos bosques e montanhas e voltamos no final do dia, mas, a vontade de ficar mais tempo era enorme e podia ser justificado pela placa de boas vindas que "dizia" "Bem-vindo a Pizzoferrato, a cidade da paz, do amor e do sorriso"!

É, o mistério da querência que me faz querer voltar a um lugar onde nunca estive começa a fazer sentido!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário