quinta-feira, 9 de abril de 2009

Queria ser Kerouac



"(...) porque, para mim, pessoas mesmo são os loucos, os que estão loucos para viver, loucos para falar, loucos para serem salvos, que querem tudo ao mesmo tempo agora, aqueles que nunca bocejam e jamais falam chavões, mas queimam, queimam, queimam como fabulosos fogos de artifício explodindo como constelações em cujo centro fervilhante - pop! - pode-se ver um brilho azul e intenso até que todos 'aaaaaaah!'

Dá pra imaginar o efeito deste texto do livro "On the Road", de Jack Kerouac, num cara que mal havia completado 20 anos, pronto para morar sozinho em São Paulo? Lembro que devorei o livro e me apaixonei pelo estilo de vida, de escrita do Jack Kerouac. Estava decidido eu queria ser o Kerouac, eu queria ser um beatnik.
Queria voltar no tempo e passar a viver nos anos 50 porque nesta época a escrita ganhou som, fúria e movimento nas mãos ligeiras de jovens escritores que decidiram encarar o conservadorismo americanoe instaurar uma nova maneira de enfrentar o mundo. Essa geração, que passaria a ser reconhecida como “beat”, protagonizou uma reformulação em termos de comportamento.
Queria fazer como ele fez botar o pé na estrada e relatar, viver, correr, beijar, acordar de ressaca, fazer amor, escrever e chorar. Kerouac fez isso ao lado de seu amigo Neil Cassidy. Os dois viajaram por sete anos percorrendo a rota 66, que cruza os EUA na direção leste-oeste, com descidas freqüentes ao México. Saíram de Nova York e cruzaram o país em direção a São Francisco. Mas isso foi há muito tempo....

Hoje, maluco por alimentar o meu Almoxarifado tento encontrar algumas coisas que escrevi lá atrás. Para meu desespero só achei um texto até agora. Não sei definir qual o seu estilo, só sei que escrevi na época que, sem vergonha e sem nehuma censura ou preconceito queria romanticamente e ingenuamente ser Kerouac........ segue o texto resgatado, que deve ter sido escrito em 1984.
Alívio Vermelho
Sair vagando, pisando minha solidão noturna sobre o asfalto molhado
Carros, buzinas, neons, pessoas. PÂNICO!
Alerta Vermelho

Correr para algum lugar desesperadamente
Uma brisa no rosto, destino, coração acelerado. PARAR!
Sinal Vermelho

Envolver o meu mundo no teu universo
Alertas, sinais e olhares. TUA BOCA!
Alívio Vermelho

Um comentário:

  1. Que lembrança...
    "Eu só confio nas pessoas loucas, aquelas que são loucas pra viver, loucas para falar, loucas para serem salvas, desejosas de tudo ao mesmo tempo..."
    Grande nome da literatura!!
    abç
    *Ainda não rolou o trab aquele das poesias...mas vai acontecer!Te mando dps!

    ResponderExcluir