domingo, 12 de abril de 2009

Eu sou tio!!


Depois que ultrapassei a barreira dos 40 anos, uma situação para a qual me preparei, e que certamente irei vivenciar, é que, mais dia ou menos dia, serei chamado de "tio". Não que este "título" me incomode, na verdade, já estou sendo chamado de tio pelos amiguinhos da Júlia e do Felipe, e até que a sonoridade me agrada.
O que será difícil, mas não menos engraçado, é que em um futuro não tão distante, serei identificado e chamado de tio por alguém que não conheço. Fico imaginando a seguinte cena: eu entrando em uma loja e reclamando que o produto que comprei está com defeito e, nervoso e sentido a pressão arterial um pouco alterada, peço a troca imediata para um vendedor bem mais jovem do que eu. Depois de um diálogo quente e tenso recebo um novo aparelho e, com ar vitorioso, deixo a loja bufando. A conversa entre o vendedor e o gerente da loja, logicamente depois que eu deixar o estabelecimento, é o que mais me intriga. Tenho certeza que eles irão dizer:

- Cê viu? Que tiozinho nervoso!!
- O tio nem deixava a gente falar!!

Mas isso não importa porque foge ao meu controle. O calendário corre e escorre entre nossos dedos e ser identificado como "o tiozinho ranzinza" será inevitável, mas o que vale a pena é você se sentir tio.
Isso mesmo, eu, como filho único sempre brinquei que nunca teria um "sobrinho de verdade", filho de um irmão, sangue do sangue, alguém para constar em uma bela e frondosa árvore familiar.
Mas o fato é que de uns quatro ou cinco meses pra cá, fui agraciado por um anjinho de pele clara que atende pelo nome de Pedro e, desde então, me sinto um verdadeiro TIO.
É, com a chegada do Pedro, eu me senti um autêntico titio, um babão com direito a sentir saudades e dar uma passadinha na casa do Marquinhos e da Patilu pra ver como anda o meu sobrinho.
De um jeito calmo, sereno, com um olhar que parece sorrir e um rostinho muito lindo, o Pedro chegou com a mansidão dos bons e o sono (qto sono!!) dos justos. Chegou abençoando a vida da Patilu e do Marquinhos e chegou para provar que sempre temos que responder a pergunta: e por que não??
Que o Pedro seja forte como o significado que seu nome encerra, que tenha a disciplina do pai e a coragem da mãe. Que seja zeloso como a Vovó Nilza e justo como o Vovô Beto. Que tenha os olhos e ouvidos atentos as mudanças do mundo como a Vovó Sheila e seja leal como o Vovô Ronaldo.......enfim, que traga em seus genes todas as virtudes das duas famílias, mas que principalmente, no tempo certo,aprenda a falar para me chamar a qualquer hora e sempre que precisar de Tio Biju.

Que todos os anjos te cubram de bençãos, meu sobrinho.

Um comentário: